segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tuy


O nome do município foi dado pelos romanos como Tude, e foi mencionado pelos escritores Estrabão e Ptolemeu. Durante o período visigodo, Tui foi uma das sés do pequeno reino da Galécia (actualmente correspondente à diocese de Tui-Vigo). Foi depois capital de uma das sete províncias do antigo Reino da Galiza até 1833.

Hoje o centro do município fica perto da Loja de São Telmo. No alto do montezinho, a catedral preserva o período românico no seu vestíbulo principal, e o período gótico no seu vestíbulo ocidental.
Devo confessar, que tinha estado algumas vezes em Tuy, mas quando fiz o caminho de Santiago, fique espantado com toda esta zona histórica. Passando por estas ruas e calçadas, pode apreciar com pormenor toda a traça dos edifícios e principalmente a sua catedral. Como ainda estamos no começo da nossa caminhada, estando cheios de vigor e entusiasmos, somos levados a perder um pouco mais de tempos nos detalhes fotográficos. Esta etapa é tranquila, o desnível do seu percurso não é muito acentuado, tirando uma recta de cerca de três quilómetros na zona industrial, que parece não mais ter fim, todo o resto é encantador.

Sem comentários:

Enviar um comentário